Estoques de mostarda Dijon se esgotando em meio à crise climática e à guerra na Ucrânia. A França está enfrentando escassez de mostarda por causa das condições climáticas relacionadas ao clima e à guerra na Ucrânia.
A ‘bolha de calor’ que atingiu o Canadá em 2021 e uma onda de frio na França no mesmo ano fizeram a mostarda Dijon ficar em falta nas prateleiras dos supermercados.
Luc Vandermaesen, diretor administrativo da Reine de Dijon e presidente da Associação de Mostarda da Borgonha, disse ao jornal L’Usine Nouvelle que a guerra na Ucrânia restringiu o fornecimento de sementes porque tanto a Ucrânia quanto a Rússia são grandes exportadores.
Veja também:
- Você não precisa de taças diferentes para vinho tinto e branco. Veja dicas de expert!
- França: produção de foie gras vai cair pela metade por causa de gripe aviária
- Itália: a tradição centenária do sorvete artesanal de R$ 370 da Mokambo
“A Ucrânia, sem ser um grande produtor, representou um plano de backup”, disse ele. Estávamos contando com isso para fazer a conexão com a próxima safra, mas essa solução fracassou.”
Segundo o jornal Sud Ouest, a produção de sementes no Canadá caiu de 130.000 toneladas em 2020 para apenas 99.000 em 2021, uma queda de 28%, por causa da seca. O preço por tonelada é de quase 1.700 euros (R$ 8.8 mil), o dobro em relação ao mesmo período do ano passado.
Veja também:
- Europa: turismo de luxo pode render 2.7 trilhões de reais até 2030-2035
- Campos do Jordão lidera ranking de destinos brasileiros mais buscados no inverno. Veja top 10!
- Europa: 5 casas luxuosas nos países mais procurados do mundo para viajar
A proibição de certos pesticidas em 2019 também é um fator, pois é difícil impedir que as pragas comam as plantações.
A inflação é outro problema. De acordo com a organização estatística francesa INSEE, a inflação deve chegar a 5,0 por cento em junho. As repercussões no setor alimentar são substanciais.
Fonte: The Independent
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br